Postagens populares

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Educação Mucugê Sanitária

Durante o período de 21 a 25/11/2011, Técnicos em Fiscalização Agropecuária da  Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) participaram do Curso de Educação Sanitária Fase II. O treinamento que foi realizado pela Coordenação de Educação Sanitária da ADAB e ministrado pelo Médico Veterinário Clóvis Improta e pela Psicóloga Rafaella Lenoir Improta teve uma carga horária de 50 (cinquenta) horas, durante as quais foram desenvolvidas as seguintes atividades:

ü  Recapitulação do curso Fase I e estudo dos relatórios dos diagnósticos educativos realizados;

ü  Considerações sobre a influência da Sociologia, da Antropologia, da Psicopedagogia aplicada ao trabalho de Educação Sanitária e Comunicação em Saúde voltada ao meio rural;

ü  Aplicação prática da Teoria da Comunicação: Comunicação Interpessoal e de Massa;

ü  Estudo do texto O Processo Educativo nos Programas de Saúde Animal;

ü  Elaboração de projetos educativos específicos, com base nos resultados dos diagnósticos educativos apresentados;

ü  Elaboração de meios: visuais, audiovisuais e impressos, determinados pelas necessidades de aprendizagem pelo processo educativo;

ü  Elaboração de estratégias e de peças publicitárias para o uso dos meios de comunicação de massa: TV e Rádio, compatíveis com o projeto estudado.

O curso contemplou todas as áreas técnicas da ADAB, a saber, Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Inspeção de Produtos de Origem Animal, através dos diagnósticos educativos realizados previamente pelos monitores em comunidades diversas nas diferentes regiões do Estado que serviram de base para a elaboração dos projetos a serem executados posteriormente, com a aquiescência das diretorias do órgão.
As equipes montadas para a elaboração e apresentação dos projetos obtiveram aprovação dos instrutores que demonstraram grande satisfação em trabalhar com todo o grupo, ressaltando a inclusão dos Técnicos em Fiscalização Agropecuária como algo providencial e de grande valia, fato que ratifica o comprometimento e a capacidade desses profissionais para atuarem na Educação Sanitária, que é um programa de fundamental relevância ao desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial.


Por Luiz Eduardo Ribeiro Pedreira

Um comentário:

  1. Muito bom.. Gostaria de ter tido ascesso a este curso. Moro em Mucugê e estou terminando faculdade de Tecnologo em Segurança no Trabalho e quero me especializar em meio ambiente rural.
    Parabéns para as pessoas deste pais que buscam melhorias para o planeta e seus habitantes..

    ResponderExcluir