Postagens populares

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A PRODUÇÃO DE LEITE NA BAHIA

ALEXSANDRO CARDOSO DE IPIAÚ, COMENTA:

                               A produção de leite na Bahia




A atividade leiteira é constituida pelos agentes componentes da cadeia produtiva dos seguintes setores considerados: antes da porteira (fornecedores de insumos e prestadores de serviços), dentro da porteira (produção agropecuária) e fora da porteira (indústria de procesamento, logística, intermediários). Neste contexto, a fiscalização agropecuária possui  atuação em amplos setores dos elos, especialmente, tratando-se das características inerentes a atividade leiteira baiana, sétima maior produtora de leite em nível nacional, apresentando produção de 1.290.000.000 litros (2010 CNA), possuindo uma fatia de apenas 3,56% da produção nacional.

Na Bahia a produção leiteira é composta por 80% de pequenos pecuaristas, produzindo em média 21 litros de leite por dia, por propriedade. Dentre as principais regiões produtoras do estado, podemos citar: Extremo Sul, Vitória da Conquista, Piemonte do Paraguaçu e Sertão Produtivo Velho Chico. Destas, sobressai o Extremo Sul, com cerca de 200.000.000 de litros. Segundo o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem), o Território do Médio Rio de Contas, destaca-se o município de Ipiaú e o Litoral Norte, com Alagoinhas, como principal nicho.

No que tange a existência de estabelecimentos de processamento do leite no estado da Bahia, sob inspeção estadual, de acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia, ADAB, existem vários estabelecimentos em funcionamento no estado, apesar de estimar-se algo entre 40 e 50% da produção do estado ser comercializado clandestinamente.
Frente a tal cenário, destaca-se a importância de manter trabalho contínuo, visando garantir a qualidade sanitária do rebanho e seus subprodutos, necessários à sustentabilidade de toda cadeia produtiva do leite, assim como preservação de saúde pública.



Por Alexsandro Cardoso - Técnico em Fiscalização da COREG de Jequié/ADAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário