Postagens populares

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Conversa pra boi...Alegre

VIDA DE GADO!
- Eu Inhô Boi que sou e, Inhá vaca que é tu, temos sempre que ter boas notícias. Somos quase onze milhões de cabeças, espalhadas por toda Bahia.
– Peraí, péra, espera! Óia no rádio... notícia da ADAB!

Rádio Seringa AM informa:  A ADAB- Agência estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia, avisa aos criadores de gado que, seja boi, seja boiada, todo criador é obrigado a vacinar, de seu rebanho, todos os animais de 0 a 24 meses contra Febre Aftosa, na etapa de campanha do mês de Novembro 2011.
- Ôh, Ôh, Ôh boi, Êh boiada, Êh Êh boi...

- Ôh Inhô Boi!
- Diga lá, Inhá Vaca.
- Tá ouvindo a notícia? Quer dizer que a gente num vai mais tomar aquelas doses de vacina com óleo? Aquela contra febre aftosa?
- E por que é que eu tô cantando o refrão, Inhá Vaca? É verdade! Eu ouvi inda gorinha. Parece que vão deixar nossa velhice livre das vacinas. Tudo tem seu tempo. Mas foi bom a gente ter sido vacinado esses anos todos. Afinal, é melhor prevenir do que remediar porque remédio pra aftosa é tiro na testa!
- Será sempre assim é Inhô Boi! Livre da vacina de agora em diante.
-Não Inhá Vaca...É porque não escutou o resto. A Rádio Comunitária vai informar mais coisa...Repare...Escute!
Rádio seringa AM Informa também que no mês de novembro se vacina todo gado bovino até 24 meses, mas, em maio volta a vacinação cheia. Ou seja: todo o rebanho. A ADAB também avisa  que os animais vacinados e os existentes devem ser todos declarados e, uma coisa: Faça a vacina nos animais com muito higiene.

- Deus me livre dum troço desse. Mas é isso mesmo, Inhô Boi! Outro dia uma vizinha de cerca passou aí com um caroço danado. Era tão orgulhosa por ser bem tratada pelo patrão.

- Pois é, Inhá Vaca. Tudo era pro nosso bem.

- Tô lembrando Inhô Boi, do tempo da GERFAB. Os fiscais eram todos de farda, montado num jegue ou num jipe e só se ouvia falar: já vacinou o gado.
- Eu também ouvia, Inhá Vaca. Até imitavam nosso mugido: NÃO VACINOU! MUUUUUULTA! E essa prosa tá me fazendo lembrar que a gente tá é velho, viu!

- Muita história Inhô Boi... Da Gerfab ao IBB e do IBB ao DDA e do DDA a ADAB, muita coisa mudou. E a gente que viu essa história toda, deve ficar satisfeito, porque graças ao bom trabalho de todos a Bahia é Zona Livre de Aftosa, mas ainda tem que ter vacinação.
- Claro Inhá Vaca. A Bahia é bem protegida. Tanto que o Governo Federal olha por aqui com bons olhos.
-Agora vem cá, Inhá vaca. Já conversou com os mais novos?
- Não Inhô Boi! Se eu soube agora. Quem deve saber mesmo é o nosso dono, o criador. A responsabilidade é dele. Mas eu vou confessar uma coisa. Eu já tô cansada de receber agulha na tábua do pescoço. Oh meu boi bumbá!
- Oxe, Inhá Vaca. Isso é coisa do passado! Deixe de trauma. A gente já tomou vacina demais. Agora é só bezerro, bezerra, garrote e novilha de 0 a 2 anos. A gente que é velho agora só vai ser declarado. Se passar pelo tronco vai ser direto.

- Tamo agora contando a história Inhô Boi. Mas, só é agora nessa campanha de Novembro???

- Ói, a palavra desse povo da ADAB racha, mas num volta diferente. Eu duvido que a gente volte a tomar essa vacina de novo.

- Eita coisa boa!!! Pra ficar melhor só falta eu sentar no curral e mamar na minha própria teta.
- Se tu num conseguir essa façanha, Inhá Vaca é só chamar o boi velho aqui que ainda dá um caldo de mocotó... A gente já tá viúvo mesmo!!!
Êh, êh boi, êh boiada, êh, ê, boi...

Por Noure Cruz Técnico em fiscalização – ADAB
Com temperos  de Eduardo Pedreira(ADAB)  e Lemos Maia (ADAB)

Um comentário: