Postagens populares

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Febre Aftosa: Uma questão de consciência

A primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa de 2012 foi lançada oficialmente na última sexta-feira (04/05/2012), no Parque de Exposições de Salvador pelo Secretário Estadual de Agricultura Eduardo Salles, contando com a participação de instituições públicas, privadas e profissionais ligados ao setor agropecuário, além de funcionários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
Extraordinariamente, devido à forte seca que acomete o Estado, a ADAB solicitou e o Ministério autorizou a antecipação da vacinação para o dia 15 de abril, estendendo assim o prazo para que os produtores tenham tempo suficiente para efetuar a vacinação. É preciso lembrar que até o dia 31 de maio, todo rebanho deve ser imunizado, diferentemente da etapa passada, no mês de novembro, em que apenas os animais jovens (até 24 meses) foram vacinados.
O Estado da Bahia no ano de 2001 foi certificado como Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação, status que garante à Bahia e ao Brasil um poder de comercialização de produtos e insumos agropecuários com outros países, o que interfere diretamente na balança comercial do Estado que tem se destacado no cenário nacional em índices de exportação. Por isso, apesar das adversidades, faz-se necessária a vacinação de todos os bovinos e bubalinos, bem como a declaração dos mesmos no escritório da ADAB.
As ações de fiscalização e defesa agropecuária durante esta campanha serão ainda mais intensificadas pela ADAB, porém o maior fiscal do criador é sua própria consciência. Vacinar os animais contra Febre Aftosa, muito mais que obrigação é uma necessidade. É uma demonstração de zelo para com o próprio patrimônio e de compromisso em salvaguardar a agropecuária do Estado e do País.


Texto publicado originalmente aqui: Blog da Resenha Geral